Agosto 6, 2021

Diminua o desperdício de materiais com essas dicas!

Por adminIPSUM

Como o MPDV desperta a atenção do seu shopper?

Qual estratégia de merchandising cativa mais a atenção do shopper e do consumidor no momento da compra? 🤔⠀

O autor Lawrence D. Rosenblum relata em See What I´m Saying, que 83% das informações processadas pela mente humana partem da visão.

Diante desse dado, nem precisamos comentar o quão poderoso, para a sua marca, é investir em recursos visuais de modo a anunciar o produto no ponto de venda, certo?

Ficou curioso sobre esse tema e quer saber mais? Então nos acompanhe ao longo dessa leitura, em que você conferirá os principais pontos sobre o MPDV, como:

  • Decifrando o conceito;
  • Gerenciamento dos materiais de merchandising;
  • Estratégias de posicionamento do MPDV.

Decifrando o conceito

Com certeza você já se deparou com displays, banners, stoppers, balcões de degustação e totens interativos ao caminhar pelos corredores de um supermercado, não é mesmo? É justamente sobre esses materiais que falaremos ao decorrer do conteúdo.

O termo MPDV é conhecido como a sigla de “material para PDV” ou “material de merchandising“, responsável pela comunicação e destaque de mercadorias por meio da sua disposição nas prateleiras e pontos extras da loja.

Através das estratégias de visual merchandising, a marca garante a satisfação do cliente, reforçando a identidade da empresa e promovendo o seu reconhecimento frente ao mercado competitivo, apresentando diferenciais atrativos no momento de compra.

James Clear cita em seu livro, Hábitos Atômicos, que:

“Dado que somos mais dependentes da visão do que qualquer outro sentido, não é de se surpreender que os estímulos visuais sejam o maior catalisador de nosso comportamento. Por essa razão, uma pequena mudança no que você vê leva a uma grande mudança no que você faz.”

A exposição das mercadorias no ponto de venda deve ser o fator decisivo no momento da conversão do interesse do shopper em venda. Para isso, é necessário proporcionar experiências que estejam interligadas ao longo de toda a campanha.

Gerenciamento dos materiais de merchandising

O quanto a sua rede perde dinheiro em decorrência do desperdício de materiais no ponto de venda? Essa é uma questão que preocupa os gestores do seu negócio?

Apesar de ser essencial para o reconhecimento da marca e para o aumento do share de gôndola, o budget aplicado em MPDV comumente costuma apresentar falhas de controle, já que as ações são feitas com frequência e, por consequência, de forma mecânica. Esse fator implica em uma análise tardia da verba gasta e o retorno obtido com o mesmo.

Para solucionar essa questão, a chave é o monitoramento das informações!

Conforme o diretor da For You Marketing, Humberto Tadeu, é necessário que estudos de localização, cálculo de recursos materiais e humanos, análise de KPI´s e acompanhamento do trabalho desenvolvido; sejam atividades frequentes para garantir a assertividade no momento de metrificar o ROI obtido através das inciativas feitas em MPDV.

O acompanhamento de informações como as tarefas em execução, o registo das etapas e o mapeamento das ações concluídas, pode ser realizado através de ferramentas de gerenciamento de trade marketing.

Acontece que, com essa estratégia, a indústria e redes supermercadistas evitam o desperdício de tempo e budget, além de otimizar o planejamento de ações futuras, que sejam mais rentáveis para a empresa.

Na GM Promo adotamos o sistema PDV Action em nossas operações, como forma de otimizar a análise dos processos da nossa equipe e melhorar a execução das ações nas redes.

Por meio dessa ferramenta, acessamos informações como o check-in e check-out de nossos promotores, eficiência no share de gôndola e controle de estoque. Tudo isso em único documento, obtido de forma rápida e prática (ficou curioso para saber mais sobre essa solução? Então em contato conosco!).

Estratégias de posicionamento do MPDV

O primeiro passo para a atração do shopper, é escolher qual será o tipo de material a ser trabalhado.

Assim como citamos no tópico acima, as ações de uma campanha devem estar interligadas entre si, reforçando a identidade da marca e proporcionando experiências únicas aos compradores.

Para isso, os materiais escolhidos ao longo da operação devem seguir a necessidade do local, da montagem/desmontagem e da acessibilidade ao produto, podendo ser intercalados entre:

  • Permanentes – estruturados principalmente sob ferro, plástico ou MDF;
  • Temporários – feitos de papelão;
  • Digitais – dos quais destacamos os totens interativos.

Outro fator de grande importância no planejamento da ação, é a determinação do período em que esse MPDV permanecerá exposto.

Não é possível estabelecer uma regra referente a essa questão, porém é recomendado que os displays fiquem disponíveis ao longo de um período de 3 ou 4 meses, para que o material não perca o seu principal propósito: atrair compradores.

A capilaridade, ou seja, a abrangência que um negócio tem em seu mercado de atuação; é maior em MPDVs temporários, já que não integram a estrutura da loja e se tornam comuns.

Para te ajudar a garantir soluções criativas no ponto de venda, separamos algumas dicas:

  1. Se atente ao público – não apenas de compradores, mas principalmente aqueles que desistiram no meio do processo.
  2. Estabeleça um planograma – o acompanhamento da disposição dos produtos nas prateleiras auxiliará na melhora da experiência de compra, e por consequência, aumentará o giro de mercadorias.
  3. Conquiste pontos extras da loja – crescimento da visibilidade, cross selling, aumento do giro de produto e reforço da presença da marca são apenas alguns dos benefícios que você terá ao garantir um ponto extra.
  4. Use a tecnologia a seu favor – você deve investir em soluções que otimizem a execução e análise das ações no ponto de venda, assim como proposto pelo PDV Action.

Quer destacar a sua marca da concorrência e transformá-la em referência em seu mercado de atuação?

Então invista no posicionamento estratégico do MPDV!

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