Agosto 25, 2021

A nova tendência da inteligência de campo

Por adminIPSUM

A solução que você precisa para melhorar a operação de seu negócio

Como planejar ações estratégicas que aumentem o giro de produto, alavanquem os índices de vendas e garantam retorno positivo para o negócio?  É possível mensurar o impacto dessas ações no PDV? Como desenhar soluções que otimizem toda a operação?

Com certeza, essas são algumas das dúvidas que impactam o processo decisivo de todo o setor industrial, não é mesmo?

Então confere a matéria que preparamos sobre Field Intelligence e saiba mais sobre a nova tendência que solucionará suas principais dificuldades na indústria.

Ao decorrer da leitura, você conferirá sobre:

  • Gestão estratégica do Field Intelligence;
  • Otimização das vendas através do estudo de target – B.I.;
  • Uma tendência inovadora – B.A.;
  • Inteligências GM Promo.

Gestão estratégica do Field Intelligence

Vamos imaginar a seguinte situação:

Você está trabalhando com determinada marca e percebe que, apesar de suas prateleiras estarem muito bem organizadas, a taxa de giro do produto está em baixa.

O porquê desse fator estar ocorrendo?

Para resolver essa questão e garantir lucro, tanto para a rede quanto para a indústria, será necessária a coleta de dados que comprovem a efetividade e o retorno das ações executadas.

Concorda que aquilo que não se mede, não pode ser melhorado?

A esse processo damos o nome de Field Intelligence (Inteligência de Campo, em português), responsável por aprimorar a performance e otimizar o processo de execução do Trade Marketing.

Entre algumas das soluções, é possível:

  • Aprimorar a negociação com o varejo;
  • Enriquecer o treinamento e aumentar a produtividade da equipe de campo;
  • Enxergar a realidade do campo em real time;
  • Ganhar vantagem competitiva;
  • Otimizar o manual de merchandising;
  • Tomar decisões eficientes.

Contudo, uma observação importante é a de que “quantidade” não significa “qualidade”. Ter acesso e controle à muitos dados, pode atrapalhar e dificultar o seu processo de decisão.

Então tome cuidado, o bom planejamento de estratégias depende da sua metrificação!

Otimização de vendas através do estudo de target – B.I.

As estratégias de marketing de sua empresa estão alinhadas com as expectativas dos seus consumidores?

Através da inteligência de negócio, mais conhecido pelo termo estrangeiro Business Intelligence, experiências atrativas podem ser propostas a fim de estimular o consumo de produtos e turbinar as vendas.

Para isso, é necessário reunir o máximo de informações sobre o target, no menor tempo possível.

Além disso, o B.I. é importante para:

  • Antecipar tendências e adequar inovações;
  • Otimizar a produção;
  • Promover competitividade das empresas.

Diante disso, a união entre o setor de Trade Marketing e o Business Intelligence é a melhor forma de respondermos ao questionamento inicial desse tópico.

Relembrando da situação que mencionamos ao longo dessa leitura, o setor de Trade entende qual a jornada de compra do shopper e o incentiva na decisão de compra, oferecendo informações relevantes e atrativas no PDV, por exemplo.

Já o B.I. permite a descoberta de melhores oportunidades, evitando que as mercadorias fiquem paradas no estabelecimento.

Saber sobre os dados relevantes de uma operação é de extrema importância para que melhorias sejam propostas (“se você mede, você melhora”, lembra?). Mas como saber qual é a solução mais eficiente para determinadas situações?

Justamente para resolver essa questão, surgiu o Business Analytics.

Uma tendência inovadora – B.A.

Sabemos que o B.I. é muito conhecido pela sua capacidade de estruturar sistemas de métricas e também de analisar os dados obtidos. Mas essa estratégia se mostra ineficaz com relação à sugestão de soluções para as principais dificuldades que a indústria encontra.

O B.I. pode até te mostrar o porquê de a taxa de giro dos produtos estar em baixa, porém ele não te mostra como solucionar essa questão.

Dessa forma, surgiu o conceito de Business Analytics, o B.A. Muito além dos números, fornece informações sobre o motivo que determinado problema ocorreu e a melhor forma de solucioná-lo.

Trata-se do processo de avaliação e análise dos dados obtidos pela sua empresa (Business Intelligence), a fim de utilizá-las para a tomada de decisão através da previsão de probabilidades.

Além disso, o B.A. beneficia a empresa pela:

  • Avaliação da concorrência;
  • Agilidade nos planejamentos;
  • Redução de erros e falhas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Melhoria na organização de processos;
  • Diminuição de custos;
  • Previsão de crescimento por meio das informações levantadas;
  • Elaboração de estratégias personalizadas de marketing digital.

São muitas vantagens, não é mesmo?

Inteligências GM Promo

A GM Promo utiliza a tecnologia ao serviço do resultado!

Integramos diversas bases de dados para trazer a melhor estratégia em seus canais de vendas, promovendo:

  • Inteligência de negócios e gestão do PDV;
  • Gestão dos indicadores de execução;
  • ​Gestão dos promotores e do PDV;
  • Segmentação e roteirização;
  • Dashboards e reports on-line;
  • Transformação dos dados em inteligência.

Nossas principais ferramentas de apoio no momento da tomada de decisão são:

  1. Connect

Ferramenta de gestão de acessibilidade, gera dados para atendimento ideal com base em informações de sell-out, além de diminuir 70% de ruptura nas lojas.

  • Controle de acesso dos promotores em real time;
  • Controle de frequência e permanência do promotor na loja;
  • Medição de horas trabalhadas por promotor em cada PDV;
  • Medição do nível de serviço.
  1. PDV Action

Trata de um sistema de gestão de promotores, em que são documentadas:

  • Gestão de equipe;
  • Geolocalização;
  • Análise de execução;
  • Tempo de deslocamento da equipe;
  • Relatório de performance;
  • Timeline;
  • Roteirização automática;
  • Roteirização inteligente;
  • Total controle do PDV;
  • Check-in e check-out;
  • Pesquisas.
  1. IUltra

Solução inovadora em B.I. que interage com as estratégias de cadeia de suprimentos em tempo real, gerando indicadores para tomadas de decisão assertivas e competitivas.

  • Controle logístico e comunicação entre os departamentos;
  • Acompanhamento de vendas via emissão de pedidos;
  • Acesso ao estoque da loja e sugestão de reposição.

Os benefícios são múltiplos, isso já te apresentamos. Então quer saber como adquirir essas soluções em sua empresa?

Basta entrar em contato conosco. Estamos te aguardando ansiosamente!