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Gestão de pricing e trade marketing: como alinhar essas estratégias para beneficiar seu negócio!

  • 02/08/2024
  • Renato Martins

Gestão de pricing e trade marketing: como alinhar essas estratégias para beneficiar seu negócio!

Por muito tempo, a gestão de pricing de diversas empresas, incluindo indústrias, foi um trabalho limitado a apenas algumas áreas, principalmente as financeiras. Com o tempo, percebeu-se a importância de incluir outras áreas nessa gestão para que possam trabalhar em conjunto. É aí que entra o Trade Marketing.

Qual a função do Trade Marketing na gestão de pricing?

O departamento de Marketing é o principal responsável por determinar o preço de um produto, realizando estudos de mercado. No entanto, dentro do Marketing, o Trade Marketing se destaca por possuir mais dados e ferramentas para essa pesquisa. Ele é essencial para entender o comportamento do mercado e do consumidor.

Como pode ser feita a gestão de pricing através do Trade Marketing?

A estratégia para definir o preço dependerá muito de cada empresa. Algumas optam por estratégias de desnatação, onde o produto é lançado com um preço relativamente alto no mercado por ser inovador. Outras preferem a estratégia de penetração, lançando o produto com um valor menor para se destacar. Ainda, há aquelas que equiparam seus preços aos dos concorrentes.

O departamento de Trade Marketing é crucial para conduzir esses estudos de mercado, pois:

  • Conhece o mercado do produto
  • Observa os concorrentes
  • Monitora os canais de distribuição
  • Entende o comportamento do shopper

Esses fatores são fundamentais na hora de tomar a melhor decisão sobre o preço de um produto.

Gestão de pricing com os canais de distribuição

O departamento de Trade Marketing é o único com a capacidade de acompanhar o desenvolvimento do produto no mercado, devido ao seu contato direto com os canais de distribuição. Por isso, é importante que ele observe:

Se os varejistas estão mantendo a média de preço do produto: Qualquer centavo a menos nos produtos pode influenciar significativamente o custo final. O Trade Marketing deve manter um bom relacionamento com seus canais e agências para monitorar isso. Promoções relâmpago que pegam um profissional de Trade Marketing desprevenido podem ser problemáticas.

Como os concorrentes estão trabalhando o produto: Quais estratégias eles têm utilizado? Estão fazendo parcerias com algum canal de distribuição? Estão realizando promoções? Como essas ações estão sendo implementadas?

O comportamento do shopper em relação ao produto: Avaliar o feedback dos consumidores sobre o preço e as vendas, utilizando insights fornecidos pelos promotores.

Benefícios da integração entre pricing e Trade Marketing

Integrar a gestão de pricing com o Trade Marketing traz inúmeros benefícios, como:

  • Tomada de decisão mais informada: Dados consistentes e detalhados permitem definir preços mais assertivos.
  • Melhor posicionamento de mercado: Compreensão profunda do comportamento do shopper e das estratégias dos concorrentes.
  • Eficiência operacional: Monitoramento contínuo dos canais de distribuição garante que os preços definidos sejam mantidos.
  •  
  • Aqui na gmpromo®, oferecemos dados personalizados para que cada gestor de Trade Marketing possa entender o mercado e definir, junto com sua equipe, o melhor preço para o seu produto. Entre em contato conosco!
Fale com nosso time de especialistas gmpromo®!
Foto de Renato Martins

Renato Martins

Pai, palestrante, VP | Diretor Comercial na GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings®. Apaixonado pelo universo do Trade Marketing e impulsionado pela constante busca de inovação!

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