Sampling, blitz, degustações e demonstrações são algumas das inúmeras ferramentas do Live Marketing (Marketing ao Vivo). Essas estratégias visam a interação total com o shopper. Conheça um pouco mais sobre essas ferramentas e descubra quais podem ser aplicadas ao seu negócio!
Sampling
Sampling (amostragem) é a distribuição de amostras gratuitas aos consumidores. Esta estratégia é muito utilizada para promover novos produtos no mercado ou para grandes marcas que lançaram novos itens em seu mix de produtos. A ideia é que o shopper experimente uma pequena quantidade do produto, incentivando a compra futura.
Degustações
O foco das degustações está em produtos alimentícios. A ideia é realizar degustações em grandes varejistas ou supermercados para chamar a atenção para um determinado produto. As degustações são ideais para todas as marcas e produtos em qualquer momento, buscando aproximar-se do shopper e fidelizá-lo. Essas campanhas são frequentemente associadas a estratégias de “estoque zero” devido à sua eficácia em impulsionar vendas, especialmente durante campanhas sazonais.
Demonstrações
As demonstrações têm o mesmo objetivo das degustações, mas são voltadas para produtos eletroeletrônicos e acessórios. O propósito é apresentar o produto, mostrar seu funcionamento e esclarecer as dúvidas dos shoppers. As demonstrações oferecem os mesmos benefícios das degustações e são particularmente úteis para empresas que precisam efetivar vendas, especialmente considerando que a venda de produtos eletroeletrônicos é mais desafiadora do que a de produtos alimentícios.
Blitz
Na abordagem de Blitz, a ideia é criar uma ação promocional criativa e impactante para o shopper, independentemente do local. A blitz promocional pode ocorrer em shoppings, praças ou até mesmo nas ruas. Em uma Blitz, podem ocorrer ações de sampling, degustação e demonstração, diferenciando-se das demais ações pela sua flexibilidade para ocorrer em diversos lugares ao mesmo tempo e pela liberdade criativa que proporciona. O objetivo é gerar uma percepção positiva da marca por meio de uma ação inovadora e memorável.
Contrate essas ações conosco!
Nós, da gmpromo®, possuímos uma equipe especializada em Live Marketing (a gmcomunicação®) preparada para atender seus projetos com expertise. Entre em contato conosco!