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Quais são os canais de distribuição e seus principais tipos

  • 05/09/2025
  • Bruna Gomes

O Trade Marketing nunca esteve tão em alta. Olhar com atenção para o ponto de venda se tornou a principal estratégia de muitas marcas para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com o shopper. Vamos nos aprofundar neste universo? 

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Quando falamos em Trade Marketing, também falamos sobre a gestão de canais de distribuição uma parte essencial para garantir o sucesso da estratégia. 
Mas afinal, quais são os canais e quais os seus principais tipos? Confira abaixo: 

01 – Canais indiretos

Canais indiretos são aqueles em que o produto não vai diretamente da indústria para o consumidor final há um intermediário no processo. O principal destaque dentro desse grupo é o varejo, que pode ser dividido em diferentes tipos: 

• Supermercados e atacarejos

Esse é o principal canal indireto, especialmente para produtos alimentícios, itens de bazar e cuidados pessoais. É no ambiente do varejo que grande parte das ações de Trade Marketing acontecem desde negociações de pontos extras até ativações no PDV. 

• Magazines e home centers

Voltados para indústrias de móveis, bazar, eletroeletrônicos e eletroportáteis, esses pontos também oferecem oportunidades valiosas para ações de Trade. 
Ao contrário do que muitos pensam, há grande potencial nesses canais para exposição de produtos e campanhas promocionais. 

• Outros varejos: perfumarias, pet centers e farmácias

Esses são exemplos de canais indiretos menos óbvios, mas igualmente importantes. Todos eles permitem ações criativas e impactantes de Trade Marketing. 

“A presença nos canais certos faz toda a diferença entre ser apenas mais um produto na prateleira ou ser a primeira escolha do consumidor.” 

Saindo do ambiente do varejo, também encontramos outros canais indiretos: 

• Distribuidores

Essenciais para aumentar a capilaridade dos produtos, os distribuidores levam sua marca a regiões que talvez você não alcance diretamente. 
A boa gestão desse canal é estratégica  e o Trade Marketing pode ser uma ponte valiosa para engajá-los com sua marca. 

• Representantes comerciais

São profissionais que atuam como elo entre a indústria e pequenos ou grandes varejos. Ter ações específicas voltadas para esses representantes também pode gerar excelentes resultados. 

• Marketplaces

No ambiente digital, os marketplaces funcionam como vitrines gigantescas para o consumidor final. É aqui que o Trade Marketing digital entra em cena, com estratégias de visibilidade, conteúdo e posicionamento. 

02 – Canais diretos

Canais diretos são aqueles em que a indústria vende diretamente ao consumidor, sem intermediários. Os principais exemplos são: 

• Lojas próprias

Ambientes 100% controlados pela marca, ideais para aplicar estratégias de Trade Marketing focadas em destacar produtos com baixo giro, aumentar o ticket médio ou promover lançamentos. 

• Franquias

Ainda que administradas por terceiros, as franquias seguem o padrão e as diretrizes da marca, possibilitando a execução de ações coordenadas de Trade. 

• E-commerce

O canal digital direto da indústria com o consumidor final. Aqui, ações de Trade também são possíveis, com destaque para layout da vitrine online, banners promocionais, kits e brindes estratégicos. 

O Trade Marketing é muito mais complexo (e poderoso) do que se imagina. Por isso, cada ação deve ser pensada com atenção aos detalhes, considerando as particularidades de cada canal. 

Para isso, conte com a gmpromo®! 
Somos especialistas em ativar canais diretos e indiretos com estratégias personalizadas, equipes treinadas e mais de 12 anos de experiência em campo. 
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua marca a se destacar!   

Foto de Bruna Gomes

Bruna Gomes

Bruna é Especialista em Comunicação e Marketing, com mais de 10 anos de experiência. Apaixonada pelo universo do Marketing de Conteúdo.

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