Quais são os canais de distribuição e seus principais tipos
05/09/2025
Bruna Gomes
O Trade Marketing nunca esteve tão em alta. Olhar com atenção para o ponto de venda se tornou a principal estratégia de muitas marcas para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com o shopper. Vamos nos aprofundar neste universo?
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Quando falamos em Trade Marketing, também falamos sobre a gestão de canais de distribuição uma parte essencial para garantir o sucesso da estratégia. Mas afinal, quais são os canais e quais os seus principais tipos? Confira abaixo:
01 – Canais indiretos
Canais indiretos são aqueles em que o produto não vai diretamente da indústria para o consumidor final há um intermediário no processo. O principal destaque dentro desse grupo é o varejo, que pode ser dividido em diferentes tipos:
• Supermercados e atacarejos
Esse é o principal canal indireto, especialmente para produtos alimentícios, itens de bazar e cuidados pessoais. É no ambiente do varejo que grande parte das ações de Trade Marketing acontecem desde negociações de pontos extras até ativações no PDV.
• Magazines e home centers
Voltados para indústrias de móveis, bazar, eletroeletrônicos e eletroportáteis, esses pontos também oferecem oportunidades valiosas para ações de Trade. Ao contrário do que muitos pensam, há grande potencial nesses canais para exposição de produtos e campanhas promocionais.
• Outros varejos: perfumarias, pet centers e farmácias
Esses são exemplos de canais indiretos menos óbvios, mas igualmente importantes. Todos eles permitem ações criativas e impactantes de Trade Marketing.
“A presença nos canais certos faz toda a diferença entre ser apenas mais um produto na prateleira ou ser a primeira escolha do consumidor.”
Saindo do ambiente do varejo, também encontramos outros canais indiretos:
• Distribuidores
Essenciais para aumentar a capilaridade dos produtos, os distribuidores levam sua marca a regiões que talvez você não alcance diretamente. A boa gestão desse canal é estratégica e o Trade Marketing pode ser uma ponte valiosa para engajá-los com sua marca.
• Representantes comerciais
São profissionais que atuam como elo entre a indústria e pequenos ou grandes varejos. Ter ações específicas voltadas para esses representantes também pode gerar excelentes resultados.
• Marketplaces
No ambiente digital, os marketplaces funcionam como vitrines gigantescas para o consumidor final. É aqui que o Trade Marketing digital entra em cena, com estratégias de visibilidade, conteúdo e posicionamento.
02 – Canais diretos
Canais diretos são aqueles em que a indústria vende diretamente ao consumidor, sem intermediários. Os principais exemplos são:
• Lojas próprias
Ambientes 100% controlados pela marca, ideais para aplicar estratégias de Trade Marketing focadas em destacar produtos com baixo giro, aumentar o ticket médio ou promover lançamentos.
• Franquias
Ainda que administradas por terceiros, as franquias seguem o padrão e as diretrizes da marca, possibilitando a execução de ações coordenadas de Trade.
• E-commerce
O canal digital direto da indústria com o consumidor final. Aqui, ações de Trade também são possíveis, com destaque para layout da vitrine online, banners promocionais, kits e brindes estratégicos.
O Trade Marketing é muito mais complexo (e poderoso) do que se imagina. Por isso, cada ação deve ser pensada com atenção aos detalhes, considerando as particularidades de cada canal.
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Bruna Gomes
Bruna é Especialista em Comunicação e Marketing, com mais de 10 anos de experiência. Apaixonada pelo universo do Marketing de Conteúdo.