Neste artigo, vamos explicar o funcionamento da técnica de pesquisa de mercado conhecida como “cliente misterioso”, para que você possa aplicá-la com sucesso em seu negócio.
O que é cliente oculto?
O cliente oculto, também conhecido como “cliente misterioso” ou “cliente anônimo”, é uma técnica de pesquisa de mercado na qual uma pessoa (o cliente oculto) se faz passar por um cliente comum para avaliar a qualidade dos produtos, serviços e atendimento de uma empresa de forma objetiva e imparcial.
Leia também: 👉 Promotor de Vendas: Saiba suas funções e como ele pode ser um aliado em seu negócio!
Como o cliente oculto atua?
O cliente oculto pode observar como os funcionários tratam os clientes, avaliar em quanto tempo foi atendido e verificar as opções de produtos disponíveis em estoque. Também pode observar a atmosfera da loja, a decoração e analisar se estão alinhados com a imagem da marca. Em alguns casos, o cliente oculto pode comparar a experiência recebida no estabelecimento com outros concorrentes diretos.
Vantagens
O cliente misterioso fornece uma perspectiva imparcial e objetiva da experiência do cliente, uma vez que ele age como um cliente comum e não é reconhecido pelos funcionários. Ajuda a aprimorar a qualidade do serviço, produtos e a satisfação do cliente, resultando em benefícios financeiros e de reputação a longo prazo.
Para o serviço de cliente oculto conte conosco!
Nós da GM PROMO® disponibilizamos desse serviço. Nosso time elabora o planejamento dos clientes ocultos para captar informações valiosas para melhorar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.