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Como adaptar seu merchandising para diferentes canais de venda

  • 17/10/2025
  • Bruna Gomes

Cada canal de venda possui características e dinâmicas próprias. Por isso, o merchandising precisa ser adaptado para garantir máxima visibilidade e engajamento em cada ponto de contato com o shopper. Vamos entender essas diferenças? 

01 – Supermercados, atacarejos, atacados e similares 

A maioria das indústrias presentes nesses canais pertence aos segmentos de alimentos, higiene pessoal, cuidados com o lar e bazar. 
Alguns também abrem espaço para produtos eletroportáteis, eletrônicos e têxteis. 

Esses canais oferecem grande potencial para ações de Trade Marketing. Portanto, invista em: 

  • Merchandising sazonal e temático 
  • Ilhas promocionais e pontos extras 
  • Positivas estratégicas em gôndola 
  • Banners, faixas de gôndola e stopperes 
  • Ações promocionais e degustações

02 – Magazines, pet centers, home centers e perfumarias 

Com exceção dos pet centers, que também trabalham com produtos alimentícios para pets, os demais canais geralmente comercializam itens para uso pessoal, doméstico ou estético. 

Nesses ambientes, a distribuição dos produtos varia bastante e o foco está na experiência de compra. Aproveite esse diferencial com: 

  • Merchandising sensorial 
  • Live marketing com demonstrações 
  • Testes de produto e amostragens 
  • Ambientes temáticos e interativos 
  • Expositores criativos e funcionais 

Mostrar como o produto funciona e destacar seus diferenciais pode ser decisivo para a conversão. 

03 – Farmácias 

Apesar de muitas farmácias trabalharem com layouts padronizados, especialmente as grandes redes, ainda há espaço para destacar seu produto com as estratégias certas. 

Algumas sugestões: 

  • Displays de chão ou de balcão 
  • Bannerização de gôndolas específicas 
  • Materiais de PDV personalizados 
  • Comunicação visual nos setores de cuidados pessoais 

Com criatividade, é possível conquistar atenção mesmo em espaços mais restritos. 

Seja qual for o canal, a gmpromo® está pronta para te ajudar! 
Somos especialistas em ativação de pontos de venda, com estratégias personalizadas para supermercados, atacarejos, magazines e muito mais. 
Entre em contato com a gente e eleve sua marca no PDV! 

Foto de Bruna Gomes

Bruna Gomes

Bruna é Especialista em Comunicação e Marketing, com mais de 10 anos de experiência. Apaixonada pelo universo do Marketing de Conteúdo.

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