O Trade Marketing nunca esteve tão em alta. Olhar com atenção para o ponto de venda se tornou a principal estratégia de muitas marcas para alavancar as vendas e fortalecer o relacionamento com o shopper. Vamos nos aprofundar neste universo?
Afinal, o que é Trade Marketing?
O Trade Marketing é o elo entre a indústria, o varejo e o shopper. Nesse ecossistema, diversas relações se estabelecem:
- B2B: do fabricante para o varejo ou distribuidor
- B2C: do fabricante ao varejo e, então, ao consumidor
- D2C: do fabricante diretamente ao consumidor final, como em lojas próprias ou e-commerce
A função do Trade é gerir esses canais e garantir a melhor exposição do produto possível seja por meio de estratégias no PDV, conquista de market share, ações de merchandising, ativações, gestão de promotores e muito mais.

Como surgiu o Trade Marketing?
O Trade Marketing nasceu de uma necessidade real: vender mais.
Nos anos 1980, era comum encontrar prateleiras desorganizadas, com excesso de produtos e pouca estratégia de visibilidade. O consumidor ficava confuso diante de tantas opções e pouca diferenciação.
Foi nesse cenário que o Trade começou a ser implementado — com o objetivo de destacar o produto da concorrência e facilitar a decisão de compra.
A partir daí, a responsabilidade pela boa exposição dos produtos deixou de ser exclusivamente do varejo e passou a envolver também a indústria.
“Trade Marketing é sobre estar no lugar certo, na hora certa, com o produto certo e a experiência certa para o shopper.”
Estratégias de Trade Marketing: como aplicar no seu negócio?
01 – Institua o Trade Marketing como um setor estratégico
Em muitas empresas, a função de gerir canais e cuidar da exposição no PDV ainda está nas mãos dos departamentos de Marketing ou Vendas. Isso não é um problema no início, mas é fundamental que o Trade seja reconhecido como um setor próprio.
Quanto mais foco houver nessa área, melhores os resultados.
02 – Invista em uma agência de promotore
Manter uma operação interna de campo pode ser inviável, principalmente para pequenas e médias indústrias. Com uma agência especializada, você garante gestão, controle e tranquilidade focando no que realmente importa: os dados e o desempenho do produto.
03 – Escolha bem os promotores de vendas
Promotores são fundamentais para o sucesso das ações no PDV. Existem diferentes perfis e modalidades, como promotores exclusivos, compartilhados ou dedicados. A escolha ideal depende dos objetivos da sua estratégia.
04 – Aposte no merchandising
Apesar de muitas vezes ser tratado separadamente, o merchandising é uma engrenagem essencial do Trade. Ele torna o produto visualmente atrativo e aumenta as chances de conversão nas prateleiras.
05 – Realize ativações no PDV
Demonstrações, degustações, sampling, blitz e experiências sensoriais são formas eficazes de aproximar o shopper da marca e gerar impacto direto no momento da compra.
06 – Mantenha uma boa gestão de canais de venda
Trade Marketing também envolve relacionamento B2B. Negociar bem com distribuidores, representantes e varejistas é essencial para ampliar a capilaridade e garantir maior presença da marca nos pontos de venda.
O Trade Marketing é um universo de oportunidades e, para todas elas, você pode contar com a gmpromo®. Somos uma agência com mais de 12 anos de experiência, pioneira na gestão híbrida de promotores e com atuação nacional.
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