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Quais são as fases de um produto e sua estratégia de Trade Marketing ideal?

  • 01/03/2025
  • Renato Martins


Sabemos que todo produto segue um ciclo de vida, passando pelas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Mas você sabia que é possível aplicar estratégias de Trade Marketing específicas para cada fase? Confira:

Fase 01: Introdução

Nesta fase, o produto ainda está sendo conhecido no mercado e começando a se estabelecer em diversas praças. É normal que os ganhos sejam baixos até que o produto se torne verdadeiramente conhecido.

Estratégia de Trade Marketing:

Aqui, a atuação dos promotores compartilhados é essencial! Devido à sua ampla cobertura de visitas em lojas, eles conseguem garantir que o produto alcance o maior número possível de praças.

Explicamos mais sobre isso no post: Promotor compartilhado: a estratégia certa para aumentar a capilaridade de mercado!

Fase 02: Crescimento

As vendas começam a subir e o produto passa a vender de forma acelerada. Embora concorrentes possam surgir, a marca ainda detém uma boa participação no mercado.

Estratégia de Trade Marketing:

É hora de adotar uma operação híbrida com promotores exclusivos e compartilhados. Os promotores compartilhados continuam a expandir o alcance do produto, enquanto os exclusivos se concentram em criar um primeiro contato com o shopper, impulsionando ainda mais a presença do produto no PDV e o share de gôndola.

Fase 03: Maturidade

Aqui, o produto se estabiliza, mas a concorrência se torna mais intensa e o mercado pode ficar saturado. O shopper agora escolhe o produto com base nos seus benefícios.

Estratégia de Trade Marketing:

O Live Marketing se torna fundamental nesta fase. A melhor forma de se destacar no PDV é trazer diferenciação em relação à concorrência, destacando o produto e seus benefícios. Ações de Live Marketing, como demonstrações, degustações, amostragens e blitz, são ideais para isso.

Fase 04: Declínio

Por fim, chegamos à fase de declínio. Vale lembrar que um produto pode demorar para chegar a esse estágio, e isso pode ocorrer por diversos motivos, como a desvalorização da tecnologia, como aconteceu com os CDs.

Estratégia de Trade Marketing:

Nessa fase, o apoio do marketing e do desenvolvimento do produto é crucial. É importante avaliar a possibilidade de revitalizar o produto e reintroduzi-lo ao mercado com novas estratégias ou um novo posicionamento.

Seja qual for a fase em que seu produto se encontra, conte com a gmpromo®. Somos especialistas em Trade Marketing para todas as fases do ciclo de vida do produto!

 

Fale com nosso time de especialistas gmpromo®
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Renato Martins

Pai, palestrante, VP | Diretor Comercial na GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings®. Apaixonado pelo universo do Trade Marketing e impulsionado pela constante busca de inovação!

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