No universo do Trade Marketing, o termo “ruptura” é amplamente conhecido. Mas o que exatamente significa ruptura? Quais são os diferentes tipos de ruptura? Confira as respostas no artigo abaixo.
O que é Ruptura?
No contexto do Trade Marketing, uma das estratégias mais importantes é a correta organização e distribuição dos produtos nas gôndolas para que chegue ao consumidor final. A ruptura ocorre quando, por algum motivo, o produto não chega ao consumidor final. Este problema pode surgir por várias razões, que detalhamos a seguir:
Ruptura de Cadastro
O produto está disponível no estoque, mas não foi cadastrado ou precificado corretamente, resultando em perdas tanto para o varejista quanto para a indústria e o distribuidor.
Ruptura de Abastecimento
Os produtos não foram entregues ao centro de distribuição ou à loja, resultando em estoques zerados.
Ruptura Fantasma
A loja adquiriu os produtos necessários, e eles constam no sistema, mas não estão disponíveis no PDV ou não são visíveis para o shopper. Esse tipo de ruptura está diretamente relacionado à ruptura de exposição, já que ocorre quando o produto não é encontrado no PDV.
Como Resolver?
Como vimos, existem diversos tipos de rupturas, e a chave para evitá-las é uma gestão eficiente de estoque, promotores e dados. Na gmpromo, nossos promotores coletam todas as informações em campo por meio de nosso aplicativo exclusivo. Com esses dados, nossos analistas de Trade Intelligence conseguem identificar os tipos de ruptura e informar o gestor da marca para que o problema seja solucionado com um plano de ação adequado.
A ruptura é um dos principais desafios no Trade Marketing, mas com uma equipe qualificada e uma gestão eficaz de produtos e estoques, é possível superar esse problema. Conte com a gmpromo para garantir que isso não aconteça! Entre em contato!