O Trade Marketing aos poucos tem tomado espaço no setor varejista. Muitas redes atacadistas ou com o sistema cash&carry tem entendido a importância desta área como fortalecimento de parceria com a Indústria.
Por que é importante o Varejo entender o Trade Marketing como uma área em que se há exponencial de crescimento?
Em uma pesquisa feita em 2022 pela empresa WebJasper com 8.800 profissionais do setor varejista, foi identificado que:
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- 5% dos profissionais entrevistados informaram que há o setor de Trade Marketing no varejo em que trabalham.
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- 28% dos profissionais entrevistados informaram que há um planejamento para inserir essa área nos próximos dois anos.
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- 74% Não sabem ao certo o que é Trade Marketing
A falta de conhecimento sobre esta estratégia faz com que muitas oportunidades de estreitar os laços com a Indústria se percam.
Quando o Varejo possui uma área de Trade Marketing, esta pode oferecer muitas oportunidades para a Indústria. É como se os dois lados (Indústria e Varejo) trabalhassem juntos em prol de atender as demandas do shopper e assim aumentar consideravelmente suas vendas.
Mas em exemplos práticos, como o Varejo pode inserir o Trade Marketing em suas negociações com a Indústria? É o que veremos abaixo.
Exemplos de Trade Marketing aplicado ao Varejo
Planejamento de ações exclusivas em conjunto.
Ações de Live Marketing, centradas em degustações ou promoções, podem ser concebidas de forma exclusiva em colaboração entre uma rede varejista e uma indústria. A indústria pode promover essas iniciativas, destacando a exclusividade da parceria. Dessa maneira, ambos se beneficiam: o varejista, ao atrair a atenção do público, que se desloca até o local para desfrutar da ação; e a indústria, ao aproveitar a oportunidade de se destacar em um local de grande movimentação.
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Aumento do share de gôndola e abastecimento contínuo
Com uma equipe de Trade Marketing dedicada ao varejo, é possível juntamente com a indústria determinar o melhor espaço para a divulgação dos produtos. Também é possível estabelecer um programa de abastecimento contínuo para o produto em questão.
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