Atendimento Global
Logo Supera Holdings Preto
Pesquisar
Pesquisar
Atendimento Global
Logo Supera Holdings Preto

Como o Trade Marketing pode alavancar as vendas do seu produto? 

Como o Trade Marketing pode alavancar as vendas do seu produto?

O que é Trade Marketing e como ele surgiu? 

O Trade Marketing é encarregado de aprimorar a performance dos produtos nos canais de distribuição e assegurar a implementação bem-sucedida da promoção nos pontos de vendas (PDV). Ele também possui a meta de aprimorar a satisfação do cliente e, assim, aumentar ao máximo as vendas. Surgiu em meados nos anos 80 na Europa e começou a ganhar popularidade global nos anos 90. Nesta época, as gôndolas dos supermercados eram extremamente disputadas e cheias, isto porque, não havia regras de organização nos estabelecimentos.  

Consequentemente, também não havia fidelização, pois o consumidor se via em meio há diversas opções de produtos do qual não havia visivelmente uma diferenciação. Foi dessa dor da Indústria que o Trade Marketing veio como uma saída para este problema. 

Como ele atua? 

O Trade Marketing pode atuar garantindo o destaque dos produtos nos canais de distribuição e também como um norteador da proximidade do consumidor com a marca. 

Garantindo que os produtos fiquem em evidência e destaque para o consumidor 

Com respeito ao destaque de produtos, isto é possível através das técnicas de Merchandising normalmente aplicadas por um promotor contratado que abastece as prateleiras dos supermercados, organiza-as de forma concisa e as deixa em evidência para o consumidor.   

Sendo um norteador do comportamento do consumidor 

No caso de atuar como norte do comportamento do consumidor, através de ações de Live Marketing e abordagem de promotores, é possível captar a impressão do cliente sobre determinado produto e assim entender melhor seu comportamento em relação a ele. 

É através do Trade Marketing que muitas marcas conseguem entender a temperatura de cada produto. Se ele está sendo bem avaliado, se possui grande número de vendas ou quais seriam as possíveis sugestões para melhorias.  

Leia também: 👉Plano de Gôndola para o PDV – Como criar um plano eficiente?

Benefícios do Trade Marketing 

Os benefícios de Trade Marketing são muitos, mas o de maior destaque são estes: 

Aumento do sell-in e sell-out. 

Sell-in, diz respeito a venda para os canais de distribuição (lojas ou varejistas), já o sell-out diz respeito a venda final para o consumidor. Quando se investe em Trade Marketing ambos os lados saem ganhando.  

Se há o aumento do sell-out, com os consumidores finais consumindo mais o produto, consequentemente haverá a procura dos canais de distribuição, promovendo assim o sell-in.  

Com uma estratégia de Trade Marketing concisa que englobe organização, reposição de produtos nas gôndolas e ações no PDV para a proximidade do consumidor é certo de que isto aconteça. 

Fidelização e aproximação com o consumidor final 

Todas as ações feitas no ponto de venda aproximam o consumidor da marca. Ser recebido por uma promotora com foco em degustação que está sorrindo e sanando dúvidas com toda a certeza faz a diferença. Estas ações aproximam o consumidor final da marca, garantindo memória afetiva ao lembrar do produto. 

Contrate estratégias de Trade Marketing para o seu negócio! Entre em contato! 

Categoria

Esse artigo foi escrito por…

Compartilhe este artigo:

Quer ficar por dentro

 do que há de melhor no universo da promoção e do merchandising?

PRÉ-BRIEFING | OPERAÇÃO | AÇÃO | PESQUISA

Orçamento:
Giro:
Relatórios:
Canal:
Manipulação?