O que é Trade Marketing e como ele surgiu?
O Trade Marketing é encarregado de aprimorar a performance dos produtos nos canais de distribuição e assegurar a implementação bem-sucedida da promoção nos pontos de vendas (PDV). Ele também possui a meta de aprimorar a satisfação do cliente e, assim, aumentar ao máximo as vendas. Surgiu em meados nos anos 80 na Europa e começou a ganhar popularidade global nos anos 90. Nesta época, as gôndolas dos supermercados eram extremamente disputadas e cheias, isto porque, não havia regras de organização nos estabelecimentos.
Consequentemente, também não havia fidelização, pois o consumidor se via em meio há diversas opções de produtos do qual não havia visivelmente uma diferenciação. Foi dessa dor da Indústria que o Trade Marketing veio como uma saída para este problema.
Como ele atua?
O Trade Marketing pode atuar garantindo o destaque dos produtos nos canais de distribuição e também como um norteador da proximidade do consumidor com a marca.
Garantindo que os produtos fiquem em evidência e destaque para o consumidor
Com respeito ao destaque de produtos, isto é possível através das técnicas de Merchandising normalmente aplicadas por um promotor contratado que abastece as prateleiras dos supermercados, organiza-as de forma concisa e as deixa em evidência para o consumidor.
Sendo um norteador do comportamento do consumidor
No caso de atuar como norte do comportamento do consumidor, através de ações de Live Marketing e abordagem de promotores, é possível captar a impressão do cliente sobre determinado produto e assim entender melhor seu comportamento em relação a ele.
É através do Trade Marketing que muitas marcas conseguem entender a temperatura de cada produto. Se ele está sendo bem avaliado, se possui grande número de vendas ou quais seriam as possíveis sugestões para melhorias.
Benefícios do Trade Marketing
Os benefícios de Trade Marketing são muitos, mas o de maior destaque são estes:
Aumento do sell-in e sell-out.
Sell-in, diz respeito a venda para os canais de distribuição (lojas ou varejistas), já o sell-out diz respeito a venda final para o consumidor. Quando se investe em Trade Marketing ambos os lados saem ganhando.
Se há o aumento do sell-out, com os consumidores finais consumindo mais o produto, consequentemente haverá a procura dos canais de distribuição, promovendo assim o sell-in.
Com uma estratégia de Trade Marketing concisa que englobe organização, reposição de produtos nas gôndolas e ações no PDV para a proximidade do consumidor é certo de que isto aconteça.
Fidelização e aproximação com o consumidor final
Todas as ações feitas no ponto de venda aproximam o consumidor da marca. Ser recebido por uma promotora com foco em degustação que está sorrindo e sanando dúvidas com toda a certeza faz a diferença. Estas ações aproximam o consumidor final da marca, garantindo memória afetiva ao lembrar do produto.
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