Ir para o conteúdo
Logo gmpromo
Menu Fechar
  • Trade Marketing
  • Promotores
  • Merchandising
  • Varejo
  • Live Marketing
  • Terceirização
  • Field Marketing
  • Trade Marketing
  • Promotores
  • Merchandising
  • Varejo
  • Live Marketing
  • Terceirização
  • Field Marketing
Logo gmpromo
Fale com um especialista
  • Merchandising, Promotores, Trade Marketing

Plano de Gôndola para o PDV – Como criar um plano eficiente? 

  • 21/11/2023
  • Renato Martins

A dinâmica do comportamento do consumidor no ponto de venda (PDV) é um desafio em constante evolução para as indústrias. Nesse cenário, criar um plano de gôndola eficaz, também conhecido como planograma, é fundamental para garantir o sucesso. Mas como você pode construir um plano de gôndola verdadeiramente eficiente? Aqui estão algumas dicas essenciais para você montar o seu: 

Pesquise o Mercado e Utilize a Árvore de Decisão do Shopper 

Quando um shopper avalia um produto no PDV, ele formula perguntas como: “Eu realmente preciso disso?” “O que sei da marca?” “Difere dos concorrentes?” “Vale o custo?” Essas questões variam entre cada um, destacando a importância de pesquisas de mercado para entender o seu público-alvo e melhorar a eficácia no PDV, atendendo às necessidades do shopper. 

Aprimore o Posicionamento e Merchandising no PDV 

Com a árvore de decisão do shopper em mente, otimize o seu share de gôndola. Use um mapa de calor para destacar produtos de alto giro nas zonas “quentes”. Nas áreas intermediárias e frias, coloque produtos complementares ou de menor giro. Organize a disposição de forma clara no planograma, preferencialmente em blocos horizontais ou verticais visando a criar um ambiente harmonioso que reduza as dúvidas do shopper. 

Se for o caso, melhore o design das embalagens do seu produto! 

Além do merchandising, o design da embalagem é crucial. Certifique-se de que o rótulo comunica as informações de forma clara ao shopper. Lembre-se de que a embalagem tem um impacto significativo na árvore de decisão do shopper, e uma embalagem confusa pode inibir a venda. 

Trabalhe com Campanhas Sazonais 

O seu planograma pode ter variações nos períodos de datas sazonais importantes para o seu produto. É importante fazer uma pesquisa e reunir datas e produtos que podem ser trabalhados. Os períodos sazonais sempre trazem destaque ao PDV e é uma ótima oportunidade para chamar a atenção do shopper. 

Lembre-se de que um plano de gôndola eficaz é a chave para se destacar no competitivo ambiente do ponto de venda. Com essas dicas, você estará no caminho certo para melhorar a experiência do shopper e impulsionar suas vendas.  

Precisa de um planograma ou plano de ação no seu PDV? Entre em contato com nosso time de especialistas gmpromo®.

 

Entre em contato conosco!
Foto de Renato Martins

Renato Martins

Pai, palestrante, VP | Diretor Comercial na GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings®. Apaixonado pelo universo do Trade Marketing e impulsionado pela constante busca de inovação!

Compartilhe este artigo:

AnteriorAnteriorPotencializando a parceria entre Indústria e Varejo através do Trade Marketing.
PróximoPromotor de Vendas: Saiba suas funções e como ele pode ser um aliado em seu negócio!   Próximo

Últimas postagens

Tendências de Trade Marketing para o Varejo em 2026: inteligência, integração e execução conectada

Tendências de Trade Marketing para o Varejo em 2026: inteligência, integração e execução conectada

Redação gmpromo 31/10/2025
Glossário de Trade Marketing e Merchandising – Parte 1: domine os termos do universo do PDV 

Glossário de Trade Marketing e Merchandising – Parte 2: domine os termos do universo do PDV  

Redação gmpromo 24/10/2025
Como adaptar seu merchandising para diferentes canais de venda

Como adaptar seu merchandising para diferentes canais de venda

Bruna Gomes 17/10/2025
Calendário de Datas Sazonais que Realmente Movimentam o Varejo em 2026

Calendário de Datas Sazonais que Realmente Movimentam o Varejo em 2026

Redação gmpromo 10/10/2025
Trade Marketing B2B vs B2C: entenda as diferenças na prática e otimize sua estratégia

Trade Marketing B2B vs B2C: entenda as diferenças na prática e otimize sua estratégia

Gabrielle Santos 03/10/2025
3 ações de Trade Marketing ideais para empresas que querem aumentar a capilaridade

3 ações de Trade Marketing ideais para empresas que querem aumentar a capilaridade

Bruna Gomes 26/09/2025
gmpromo- Agência de Trade Marketing

personalizada para você

Soluções
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
Soluções
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
Empresa
Empresa
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
Materiais

Conteúdos

Conteúdos
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
Canais de atendimento

E-mail para contato

contato@superaholdings.com.br

Atendimento / SAC

0800 580 7333

Nossa localização

Brazilia Square Office – Av Pres. Castelo Branco, 6653
Barra Funda

Horário de atendimento

Seg a Sex – 8h às 17h30 (comercial)
Seg a Dom – 24h x 7d (operações)

Supera Holdings
gmpromo - Personalizada para você, para o seu negócio e para sua marca. Especializada em oferecer soluções de Trade Marketing para o varejo e a indústria.
gmrh - Especializada em serviços de Recursos Humanos, o maior ativo das empresas.
  • Política de privacidade
  • Política de Ouvidoria
  • Política de LGPD
  • Política de Gestão
  • Relatório de transparência
gmpromo® 2025 Todos os direitos reservados.
WhatsApp GM Promo Como podemos te servir? Fale conosco!
GM Promo
Mia Online agora
As mensagens abrem o WhatsApp com o texto pronto para envio comercial!
Fale com um especialsta
SOLUÇÕES
  • Promotores
  • trade intelligence®
  • gmcomunicação® - Live Marketing
  • Outras soluções
Cases
  • Cases
MATERIAIS
  • Blog gmpromo
  • Material Rico
  • Canal do Youtube
EMPRESA
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco

PRÉ-BRIEFING | OPERAÇÃO | AÇÃO | PESQUISA

Orçamento:
Giro:
Relatórios:
Canal:
Manipulação?