Se você está aqui, certamente já ouviu falar sobre o Trade Marketing tradicional, focado em canais de distribuição, pontos de venda e afins. Mas você sabia que dentro do Trade Marketing também existe o Trade Marketing digital? Confira abaixo!
O que é o Trade Marketing digital?
A principal estratégia do Trade Marketing tradicional é destacar e tornar os produtos atrativos para o shopper. No âmbito digital, o objetivo é o mesmo. O Trade Marketing digital visa deixar os produtos em destaque no ambiente online!
Como o Trade Marketing digital atua?
O Trade Marketing digital pode atuar de duas formas:
Por canal direto (e-commerce próprio)
No Trade Marketing tradicional, o destaque dos produtos é trabalhado nos canais indiretos, enquanto nos canais diretos (fabricantes com lojas próprias) isso é realizado por outros departamentos internos. No Trade Marketing digital, o departamento de Trade Marketing pode atuar nos canais diretos da seguinte forma:
- Estratégias de SEO: Otimizar o site com palavras-chave práticas e eficientes para que os consumidores encontrem facilmente os produtos.
- Promoções especiais: Oferecer promoções exclusivas no e-commerce, com cupons de desconto e outras vantagens.
- Destacar o produto: Utilizar boas fotos, descrições detalhadas e experiências adicionais para que o consumidor compreenda ao máximo os produtos.
- Omnichannel: Criar uma estratégia integrada entre os ambientes físicos e online, como a opção de “compre online e retire na loja” ou visualizar o catálogo digital na loja física.
Por canais indiretos (parcerias com marketplaces)
Se o produto de sua indústria não for perecível, é possível cadastrá-lo ou vendê-lo em grandes marketplaces. A ideia aqui é criar parcerias com esses canais, destacando o produto na home do site, oferecendo descontos exclusivos para os parceiros e muito mais!
O Trade Marketing digital é o futuro do Trade Marketing convencional?
Migrar 100% para o ambiente digital ainda é uma tarefa desafiadora, já que muitas gerações ainda preferem fazer suas compras em estabelecimentos físicos. No entanto, a geração Z é a mais propensa a abandonar esse hábito.
De qualquer forma, é crucial que as empresas se preparem. No mundo digital, é necessário estar um passo à frente para não ficar para trás! O Trade Marketing Digital em alguns anos pode ter um grande destaque (como já vem tendo), por isso é importante se preparar.