Ir para o conteúdo
Logo gmpromo
Menu Fechar
  • Trade Marketing
  • Promotores
  • Merchandising
  • Varejo
  • Live Marketing
  • Terceirização
  • Field Marketing
  • Trade Marketing
  • Promotores
  • Merchandising
  • Varejo
  • Live Marketing
  • Terceirização
  • Field Marketing
Logo gmpromo
Fale com um especialista
  • Trade Marketing

Trade Marketing: O que é e como pode transformar seu negócio!

  • 21/06/2024
  • Renato Martins

O termo Trade Marketing ganhou muita relevância nos últimos anos, mostrando sua importância crescente no mercado. Confira abaixo mais detalhes sobre o que é Trade Marketing, sua origem e os benefícios para quem o aplica!

O que é o Trade Marketing e como surgiu?

Trade Marketing é um conjunto de estratégias e práticas voltadas para promover e otimizar a distribuição e venda de produtos através de canais indiretos, como supermercados, atacadistas, lojas de departamento, entre outros. Ao contrário do marketing tradicional, que se concentra diretamente no consumidor final, o Trade Marketing foca no relacionamento entre fabricantes, distribuidores e pontos de venda, garantindo que os produtos estejam disponíveis e em destaque para os consumidores.

Esta área surgiu em meados dos anos 80. Antigamente, era comum ver gôndolas totalmente abarrotadas de produtos nos supermercados. Com tantas opções, o consumidor final não conseguia diferenciar os produtos disponíveis, exceto pelas marcas famosas que conquistavam espaços na televisão, jornais e rádios. Isso resultava em falta de fidelização, tornando difícil conquistar a atenção do consumidor.

Após esse período, começaram a surgir técnicas de encantamento do shopper no ponto de venda, e o Trade Marketing foi ganhando espaço.

Quais São as Estratégias de Trade Marketing?

As estratégias de Trade Marketing são variadas e podem incluir:

Merchandising: Técnicas para melhorar a apresentação dos produtos nos pontos de venda, como layout de gôndolas e materiais de ponto de venda (PDV).

Promoções e Incentivos: Campanhas promocionais para estimular a compra, como descontos, brindes e concursos.

Live Marketing: Ações ao vivo que engajam diretamente os consumidores no ponto de venda.

Gestão de Categorias: Organização dos produtos em categorias para facilitar a compra pelo consumidor.

Parcerias e Colaborações: Colaboração com os varejistas para promover produtos de forma mais eficaz.

 

Treinamento de Equipe: Capacitação de vendedores e promotores para melhor atender os clientes e promover os produtos.

A ideia central do Trade Marketing é dar destaque ao produto nos canais indiretos. Isso é possível através de um bom ciclo de abastecimento e reposição, promotores exclusivos para tirar dúvidas dos clientes, degustadoras, demonstradoras, parcerias com lojas e diversas outras estratégias.

Quais São os Benefícios?

Com uma boa estratégia de Trade Marketing, é possível:

  • Aumentar a visibilidade e destaque do produto nos pontos de venda.
  • Fidelizar consumidores através de uma melhor experiência de compra.
  • Incrementar as vendas e melhorar a rotatividade de estoque.
  • Fortalecer o relacionamento com distribuidores e varejistas.
  • Melhorar a execução no ponto de venda, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis e bem apresentados.
 

A gmpromo® é especialista em Trade Marketing há mais de 10 anos e pode ajudar a alavancar seu produto, aumentando o sell-out. Entre em contato conosco!

Fale com nosso time de especialistas gmpromo®
Foto de Renato Martins

Renato Martins

Pai, palestrante, VP | Diretor Comercial na GM PROMO® e Membro do Conselho da Supera Holdings®. Apaixonado pelo universo do Trade Marketing e impulsionado pela constante busca de inovação!

Compartilhe este artigo:

AnteriorAnteriorO que é merchandising? Descubra como aplicar em seu negócio e aumentar suas vendas!
PróximoAgência de trade marketing: guia para contratar a agência ideal para seu negócio!Próximo

Últimas postagens

Como adaptar seu merchandising para diferentes canais de venda

Como adaptar seu merchandising para diferentes canais de venda

Bruna Gomes 17/10/2025
Calendário de Datas Sazonais que Realmente Movimentam o Varejo em 2026

Calendário de Datas Sazonais que Realmente Movimentam o Varejo em 2026

Andréa Lage 10/10/2025
Trade Marketing B2B vs B2C: entenda as diferenças na prática e otimize sua estratégia

Trade Marketing B2B vs B2C: entenda as diferenças na prática e otimize sua estratégia

Gabrielle Santos 03/10/2025
3 ações de Trade Marketing ideais para empresas que querem aumentar a capilaridade

3 ações de Trade Marketing ideais para empresas que querem aumentar a capilaridade

Bruna Gomes 26/09/2025
Glossário de Trade Marketing e Merchandising – Parte 1: domine os termos do universo do PDV 

Glossário de Trade Marketing e Merchandising – Parte 1: domine os termos do universo do PDV 

Gabrielle Santos 19/09/2025
Tipos de ponto extra no PDV: conheça as principais opções

Tipos de ponto extra no PDV: conheça as principais opções

Gabrielle Santos 12/09/2025
gmpromo- Agência de Trade Marketing

personalizada para você

Soluções
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
Soluções
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
  • Promotores
  • Trade Intelligence
  • gmcomunicação
  • Mais soluções para Indústria e Varejo
Empresa
Empresa
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
Materiais

Conteúdos

Conteúdos
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
  • Blog
  • Canal do Youtube
Canais de atendimento

E-mail para contato

contato@superaholdings.com.br

Atendimento / SAC

0800 580 7333

Nossa localização

Brazilia Square Office – Av Pres. Castelo Branco, 6653
Barra Funda

Horário de atendimento

Seg a Sex – 8h às 17h30 (comercial)
Seg a Dom – 24h x 7d (operações)

Supera Holdings
gmpromo - Personalizada para você, para o seu negócio e para sua marca. Especializada em oferecer soluções de Trade Marketing para o varejo e a indústria.
gmrh - Especializada em serviços de Recursos Humanos, o maior ativo das empresas.
  • Política de privacidade
  • Política de Ouvidoria
  • Política de LGPD
  • Política de Gestão
  • Relatório de transparência
gmpromo® 2025 Todos os direitos reservados.
WhatsApp GM Promo Como podemos te servir? Fale conosco!
GM Promo
Mia Online agora
As mensagens abrem o WhatsApp com o texto pronto para envio comercial!
Fale com um especialsta
SOLUÇÕES
  • Promotores
  • trade intelligence®
  • gmcomunicação® - Live Marketing
  • Outras soluções
Cases
  • Cases
MATERIAIS
  • Blog gmpromo
  • Material Rico
  • Canal do Youtube
EMPRESA
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco

PRÉ-BRIEFING | OPERAÇÃO | AÇÃO | PESQUISA

Orçamento:
Giro:
Relatórios:
Canal:
Manipulação?