Atendimento Global
Pesquisar

Atendimento Global: 0800 5807 3333​

Logo Supera Holdings Preto

Trade Marketing: O que é e como pode transformar seu negócio!

Trade Marketing: O que é e como pode transformar seu negócio!

O termo Trade Marketing ganhou muita relevância nos últimos anos, mostrando sua importância crescente no mercado. Confira abaixo mais detalhes sobre o que é Trade Marketing, sua origem e os benefícios para quem o aplica!

O que é o Trade Marketing e como surgiu?

Trade Marketing é um conjunto de estratégias e práticas voltadas para promover e otimizar a distribuição e venda de produtos através de canais indiretos, como supermercados, atacadistas, lojas de departamento, entre outros. Ao contrário do marketing tradicional, que se concentra diretamente no consumidor final, o Trade Marketing foca no relacionamento entre fabricantes, distribuidores e pontos de venda, garantindo que os produtos estejam disponíveis e em destaque para os consumidores.

Esta área surgiu em meados dos anos 80. Antigamente, era comum ver gôndolas totalmente abarrotadas de produtos nos supermercados. Com tantas opções, o consumidor final não conseguia diferenciar os produtos disponíveis, exceto pelas marcas famosas que conquistavam espaços na televisão, jornais e rádios. Isso resultava em falta de fidelização, tornando difícil conquistar a atenção do consumidor.

Após esse período, começaram a surgir técnicas de encantamento do shopper no ponto de venda, e o Trade Marketing foi ganhando espaço.

Quais São as Estratégias de Trade Marketing?

As estratégias de Trade Marketing são variadas e podem incluir:

Merchandising

Técnicas para melhorar a apresentação dos produtos nos pontos de venda, como layout de gôndolas e materiais de ponto de venda (PDV).

Promoções e Incentivos

Campanhas promocionais para estimular a compra, como descontos, brindes e concursos.

Live Marketing

Ações ao vivo que engajam diretamente os consumidores no ponto de venda.

Gestão de Categorias

Organização dos produtos em categorias para facilitar a compra pelo consumidor.

Parcerias e Colaborações

Colaboração com os varejistas para promover produtos de forma mais eficaz.

Treinamento de Equipe

Capacitação de vendedores e promotores para melhor atender os clientes e promover os produtos.

A ideia central do Trade Marketing é dar destaque ao produto nos canais indiretos. Isso é possível através de um bom ciclo de abastecimento e reposição, promotores exclusivos para tirar dúvidas dos clientes, degustadoras, demonstradoras, parcerias com lojas e diversas outras estratégias.

Leia também: 👉Vendendo mais com trade marketing. Transforme a sua indústria! 

Quais São os Benefícios?

Com uma boa estratégia de Trade Marketing, é possível:

  • Aumentar a visibilidade e destaque do produto nos pontos de venda.
  • Fidelizar consumidores através de uma melhor experiência de compra.
  • Incrementar as vendas e melhorar a rotatividade de estoque.
  • Fortalecer o relacionamento com distribuidores e varejistas.
  • Melhorar a execução no ponto de venda, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis e bem apresentados.
  •  

A gmpromo® é especialista em Trade Marketing há mais de 10 anos e pode ajudar a alavancar seu produto, aumentando o sell-out. Entre em contato conosco!

Esse artigo foi escrito por…

Compartilhe este artigo:

Quer ficar por dentro

 do que há de melhor no universo da promoção e do merchandising?

PRÉ-BRIEFING | OPERAÇÃO | AÇÃO | PESQUISA

Orçamento:
Giro:
Relatórios:
Canal:
Manipulação?