O que é Trade Marketing e como ele surgiu?
O Trade Marketing é encarregado de aprimorar a performance dos produtos nos canais de distribuição e assegurar a implementação bem-sucedida da promoção nos pontos de vendas (PDV). Ele também possui a meta de aprimorar a satisfação do cliente e, assim, aumentar ao máximo as vendas. Surgiu em meados nos anos 80 na Europa e começou a ganhar popularidade global nos anos 90. Nesta época, as gôndolas dos supermercados eram extremamente disputadas e cheias, isto porque, não havia regras de organização nos estabelecimentos.
Consequentemente, também não havia fidelização, pois o consumidor se via em meio há diversas opções de produtos do qual não havia visivelmente uma diferenciação. Foi dessa dor da Indústria que o Trade Marketing veio como uma saída para este problema.
Como ele atua?
O Trade Marketing pode atuar garantindo o destaque dos produtos nos canais de distribuição e também como um norteador da proximidade do consumidor com a marca.
Garantindo que os produtos fiquem em evidência e destaque para o consumidor
Com respeito ao destaque de produtos, isto é possível através das técnicas de Merchandising normalmente aplicadas por um promotor contratado que abastece as prateleiras dos supermercados, organiza-as de forma concisa e as deixa em evidência para o consumidor.
Sendo um norteador do comportamento do consumidor
No caso de atuar como norte do comportamento do consumidor, através de ações de Live Marketing e abordagem de promotores, é possível captar a impressão do cliente sobre determinado produto e assim entender melhor seu comportamento em relação a ele.
É através do Trade Marketing que muitas marcas conseguem entender a temperatura de cada produto. Se ele está sendo bem avaliado, se possui grande número de vendas ou quais seriam as possíveis sugestões para melhorias.
Leia também: 👉Plano de Gôndola para o PDV – Como criar um plano eficiente?
Benefícios do Trade Marketing
Os benefícios de Trade Marketing são muitos, mas o de maior destaque são estes:
Aumento do sell-in e sell-out.
Sell-in, diz respeito a venda para os canais de distribuição (lojas ou varejistas), já o sell-out diz respeito a venda final para o consumidor. Quando se investe em Trade Marketing ambos os lados saem ganhando.
Se há o aumento do sell-out, com os consumidores finais consumindo mais o produto, consequentemente haverá a procura dos canais de distribuição, promovendo assim o sell-in.
Com uma estratégia de Trade Marketing concisa que englobe organização, reposição de produtos nas gôndolas e ações no PDV para a proximidade do consumidor é certo de que isto aconteça.
Fidelização e aproximação com o consumidor final
Todas as ações feitas no ponto de venda aproximam o consumidor da marca. Ser recebido por uma promotora com foco em degustação que está sorrindo e sanando dúvidas com toda a certeza faz a diferença. Estas ações aproximam o consumidor final da marca, garantindo memória afetiva ao lembrar do produto.
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