Você já ouviu falar do “Prosumidor”? É um termo criado por Alvin Toffler em seu livro “A Terceira Onda” (1980) para descrever um novo tipo de consumidor que vai além de aceitar apenas as informações divulgadas pela indústria ou varejo. Ele se tornou produtor de informações sobre produtos e compartilha suas experiências com os outros.
O Prosumidor é uma realidade?
Mas afinal, o Prosumidor é uma realidade? Na época em que Toffler cunhou o termo, talvez não fosse, mas hoje é uma realidade inegável. Esses consumidores estão na internet, deixando comentários, influenciando decisões de compra e, inclusive, podem estar presentes no seu ponto de venda (PDV), prestes a tomar uma decisão de compra.
Então, como você pode usar estratégias de Trade Marketing para atender a esse novo tipo de consumidor?
Promotores Exclusivos treinados
Para atender às necessidades do Prosumidor em busca de informações e experiências, invista em treinamento especializado para a sua equipe de promotores exclusivos. Eles precisam estar preparados para lidar com esse novo tipo de consumidor, oferecendo respostas precisas a perguntas específicas. Como parte do treinamento, é ideal que esses promotores testem e vivenciem o produto, proporcionando uma experiência genuína e informações concretas, exatamente o que o Prosumidor procura.
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Realize Ações de Live Marketing com Degustações ou Demonstração de Produtos
O Live Marketing com foco em degustações ou demonstrações não apenas estreita o vínculo entre o shopper e a marca, mas também esclarece dúvidas imediatamente, influenciando a decisão do shopper. Ao fornecer informações concretas e tangíveis, o Prosumidor se sentirá confiante em sua compra.
Sua marca deve estar ativa nas redes sociais:
O Prosumidor é uma realidade que exige novas abordagens. Com estratégias de Trade Marketing adaptadas a esse novo perfil de consumidor, você estará mais bem preparado para conquistá-lo e criar laços duradouros. Siga essas dicas e mantenha-se conectado com essa nova era de consumidores informados e influentes. #Prosumidor #TradeMarketing #ExperiênciaDoConsumidor